quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jeito estranho de viver



Todo mundo pergunta a mesma coisa ou se pergunta: de onde vem a inspiração?
Eu acho uma pergunta bem difícil de responder, pelo menos pra mim. Alguns compositores, na verdade a maioria que já ouvi, diz que sua inspiração vem de tristezas, traumas, sofrimento (a cantora Adele que o diga).

Talvez porque o fundo do poço seja o melhor lugar para pensar na vida, oras, você cai, senta e olha para cima e começa a pensar em tudo. O único momento em que você realmente é obrigado a pensar, já que não tem muita escolha.

Não sei, nunca estive lá e pretendo não estar, existem outras maneiras de pensar na vida, refletir, o dia 31 de dezembro e 22 de janeiro pra mim são datas fundamentais pra rever o que eu já fiz e pretendo fazer, na maioria das vezes, mais o que eu não realizei e poderia ter feito.

O Ser humano é um bicho burro, ele espera perder para sentir falta, quando chove reclama, quando faz sol reclama, joga lixo na rua e reclama de enchentes, vota em qualquer um e odeia corrupção. E assim segue a humanidade, a caminho do fundo do poço.

Não que eu seja pessimista, longe disso, alias detesto gente pessimista. Prefiro  a ilusão de tudo vai dar certo ao negativismo de que não vai.

Mas de onde vem a inspiração? Bom, quando estamos muito felizes, de verdade, para mim é como uma explosão de fogos é tanta coisa bonita pra olhar que não da tempo, é rápido, é iluminado é maravilhoso. É uma mistura de tantos sentimentos que não sobra nem espaço para respirar. É um egoísmo perdoável.

Só quem sente, sabe, é inexplicável, não dá. E por ser inexplicável, fica só com a gente, dentro da gente. Vai ver que é por isso que felicidade incomoda tantas pessoas,  temos a infeliz ideia de não contar nossa felicidade pra não dar azar. Talvez por isso também o mundo, as pessoas estejam cada vez mais solitárias.

E por isso música melancólica, noticia ruim e novela dramática, façam tanto “sucesso “ e cause tanto alarde, as pessoas não querem compartilhar a felicidade, porque dizem que a inveja tem sono leve. As pessoas querem mostrar  suas fraquezas e medos, transformadas em poesia ou canção, mesmo que ludicamente o que se passa com elas, mesmo que sentadas, no fundo do poço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário