segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Eu gostaria muito que elogio enchesse barriga e pagasse as minhas contas...



A matemática é simples. Você trabalhador, trabalha e recebe no final do mês. Todos nós trabalhamos para um único resultado: sermos remunerados por isso.  Se você foge a esta regra, nem perca seu tempo e pare de ler aqui.

Digamos que eu seja cozinheira, eu vou até meu locar de trabalho todos os dias, faço o que sei que é cozinhar e (suponhamos) por sinal que eu faça muito bem. Um belo dia tenho um super jantar para preparar, me dedico, e faço a melhor refeição.
No final do jantar sou chamada até a mesa e recebo rios de elogios. Eu como um ser humano provido se ego, me sinto superfelizecontente, ganhei meu dia! Não. Não ganhei.

A questão é? Se eu me propus desde o inicio a seguir carreira como cozinheira, logo eu imaginei ser uma ótima cozinheira, estudei, me esforcei, trabalhei duro. Tudo isso para ser a boa profissional que me tornei.

E então se retornarmos ao final do jantar no momento em que recebo vários elogios, isso nada mais é que o reconhecimento de todo esse esforço ao longo dos anos como cozinheira, certo?

Certo se eu fosse mais uma acomodada que se contentasse com pouco. Na verdade, todos os longos anos foram dedicados a minha profissão e em momento nenhum eu paguei meus cursos elogiando meus professores. Eu paguei a condução até meu curso, elogiando o motorista? Não!  Então porque raios eu devo ficar superfelizecontente com tantos elogios alheios?! Esses elogios se transformarão em bônus dinheiro na minha conta no final do mês?!

Simples! Por que nós, brasileiros temos a maldita mania de achar que somos bons pelo que nos dizem, por palavras, meras palavras. Então se alguém me diz que sou uma péssima cozinheira, logo todos os meus anos de dedicação vão pelo ralo e começo a me sentir a pior pessoa do universo. É assim que as coisas funcionam aqui meu caro.

Mas como disse lá no primeiro parágrafo, elogios não enchem barriga muito menos pagam contas. Pergunta para uma profissional do sexo, se ela vai fazer um programa de graça porque alguém a chamou de bonita? Creio que não, ela cobra pelo serviço!

É certo e comprovado que receber elogios no trabalho estimula o profissional e o deixa mais motivado. Sim, ser elogiado é muito bom é gratificante, mas devemos acabar com essa cultura de que “dinheiro não traz felicidade” e que o importante é ser feliz, concordo plenamente, mas ir ao supermercado e fazer compras não se paga com um belo sorriso no rosto.

Infelizmente vivemos num país que não valoriza as pessoas, em todos os aspectos tanto na saúde publica, na educação e etc. Onde quem tem poder manda e quem tem juízo obedece. É a lei da necessidade, eu preciso então me sujeito.

Então nos chegamos à única conclusão (que eu vejo), brasileiro não cobra pelo seu trabalho como deveria e ainda quando frustrado leva para o pessoal e sente-se um lixo humano. Não devemos depositar todo o nosso esforço em simples palavras ouvidas de gente que não conhece a sua historia o seu esforço pra chegar onde chegou, quando se sentir rejeitado ou humilhado, pense no stress e na força de vontade que teve pra realizar o seu objetivo, assim fica mais fácil (sobre)viver.

Meus queridos, espero que um dia sejamos reconhecidos financeiramente e honestamente, conforme nosso investimento lá traz. É justo, nos pagamos para nos transformarmos num bom profissional, mais justo cobrarmos por isso, e recebermos conforme o tamanho de nosso talento, em trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário