terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Irmãos



Creio que irmão foi a melhor desculpa que Deus inventou para nós, reles mortais, já irmos  nos acostumando com  um dos mandamentos mais difíceis de engolir: “Amar uns aos outros como a si mesmo.” Difícil, porque  esse mandamento pelo menos desde que o mundo é mundo ou pra mim desde 1985, não é nada fácil. Todo mundo diz que ama, diz. O fato é, na verdade o ditado é: Falar é fácil.

Mas o que tudo isso tem a ver com “irmãos”? Simples, irmãos são as pessoas (além dos nossos pais), mais próximas de nós. A quem conhecemos ou nos conhecem desde o nascimento a ligação, o sangue, a aporrinhação.  E o que Deus tem a ver com isso?  Ele, miraculosamente teve a ideia genial de colocar alguém ao nosso lado muitas vezes tão diferente, muitas vezes tão parecido, mas com o único propósito: amar aquele outro ser.

Dizem que o amor e o ódio andam de mãos dadas, eu tenho certeza.  Tenho pra mim que irmãos são isso, uma mistura de amor e ódio, mas que acima de tudo queremos apenas o bem deles, e muitas vezes para desejar o bem demonstramos com ódio, não é o que dizem, que com quem mais brigamos é quem mais amamos. Jeito esquisito de viver não?!

Conversando com pessoas do meu convívio cheguei à conclusão de que ter um irmão ou irmã é o nosso treinamento para vida, para lidar com os nossos “não irmãos”. E por isso Deus, sábio como sempre, fez o irmão, aquele que sempre achamos que tem mais privilégios o mais amado o que tira sempre as melhores notas. Não importa ele é nosso espelho para vida, vamos enfrentar milhares deles por aí, mas diferente dos outros, esse, o irmão, você carrega para vida toda.













Um comentário: